sexta-feira, 25 de abril de 2014

A minha homenagem aos ideais de Abril









Podemos, sempre, substituir um enorme texto, por imagens que, como se costuma dizer, "valem mais do que mil palavras"!...
VIVA A LIBERDADE!
Viva o 25 de Abril! Em todos os dias do ano e não apenas no 25 de Abril...

Acreditem que as nossas atitudes de indignação podem fazer a diferença. "Se nada fizermos, nada acontece."

Façam o favor de ser corajosos e de lutar pelo bem, sempre!


**********

Ainda sobre este tema, divulgo aqui um excelente texto, que subscrevo e aplaudo:

"A MINHA HOMENAGEM SIMPLES AO 25 DE ABRIL AQUI NO FACE BOOK

Todos os democratas temos o dever de TUDO FAZER com lucidez, pragmatismo, inteligência, determinação e elevação cívica para:

RECONSTRUIR UMA DEMOCRACIA SUBSTANCIAL E TRANSFORMAR A VIDA POLÍTICA NACIONAL.

OS PARTIDOS têm de se abrir à sociedade civil, têm de deixar de ser propriedade dos aparelhos partidários - hoje das famosas jotas de meia idade -, têm de atrair competência, saber, amor ao serviço público, dedicação ao serviço dos mais frágeis e fracos da sociedade, servir sem se servir, têm de atrair para a política os que tenham condições e capacidade para impor e sobrepor o poder político democrático ao poder e aos interesses económicos e aos outros poderes e interesses não democráticos.

O REGIME E A VIDA POLÍTICA têm de passar a respeitar sempre a vontade popular, o voto dos cidadãos. Os eleitos e detentores do poder político transitório têm de assumir permanentemente a representação do povo que os escolheu e que lhes paga; os eleitos e detentores do poder político têm sempre de agir em nome e por conta dos cidadãos que os mandataram; têm publicamente de prestar contas regulares e em palavras simples sobre o que decidem aos eleitores; os eleitos têm de assumir por moto próprio as suas responsabilidades quando se desviam do mandato que o povo lhes outorgou; os eleitos e detentores provisórios do poder político têm, findos os seus mandatos, de poder ser por responsabilizados pelos cidadãos mas sempre em tempo útil.
Os eleitos do Povo têm ainda de ser exemplo constante e vivo, e visível pelos cidadãos, de virtudes e de princípios éticos, morais e sociais vigentes e que são a base e o suporte da sociedade, sobretudo na gestão imaculada dos dinheiros públicos e na protecção e na solidariedade devidas aos cidadãos mais fracos, frágeis e humilhados.

NÃO, NÃO É UTOPIA, O QUE ACIMA PROPONHO. NÃO É POSSÍVEL TUDO MUDAR DE REPENTE. MAS SE TODOS NÓS NOS UNIRMOS E O QUISERMOS E SE TUDO PARA ISSO FIZERMOS, COM INTELIGÊNCIA, ASTÚCIA, PRAGMATISMO E DETERMINAÇÃO, CONSEGUIREMOS IR ALTERANDO POUCO A POUCO A VIDA POLÍTICA E DEMOCRÁTICA EM QUE VEGETAMOS.

Se concorda, amigo, com o conteúdo desta minha homenagem ao 25 de Abril, aqui no FB, comece pelo mais fácil: PARTILHA-A.


25 de Abril de 2014

Carlos Manuel Moreno."


Sem comentários:

Enviar um comentário