terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A Reclamação

Hoje não disse, reclamei!

Reclamei porque é inadmissível que em vez de termos um Serviço Nacional de Saúde cada vez com mais qualidade e eficiência, aconteça precisamente o contrário! Não me resigno e recuso-me a aceitar este tipo de situações sem nada fazer.
Portanto, hoje, no Livro de Reclamações do Ministério da Saúde de Centro de Saúde de Tavira - U.S.F. Balsa, a página N.º 22 ficou, infelizmente, preenchida por mim com o seguinte texto:

Dirigi-me hoje a esta Unidade de saúde com o meu filho de dois anos, devido a este ter acordado cheio de dores nos ouvidos, a chorar compulsivamente e só esfregava as mãos pelos ouvidos. Coloquei-lhe um supositório Ben-u-ron por volta das 07:45. Dirigi-me ao Centro de Saúde onde cheguei por volta das 09:30 e tirei a senha N.º 69 para ir à triagem. Fui atendida por volta das 10:50 pela enfermeira que me informou que seria complicado ser atendido hoje. Por volta das 11:05 foi-me comunicado que não tinham capacidade para atender o meu bebé e para voltar depois das 15:00. Não posso deixar de reclamar contra esta situação porque trata-se de uma criança de dois anos e que daqui por pouco tempo vai voltar a ter dores quando passar o efeito do supositório.
Sinto que somos cada vez pior tratados e temos um Sistema Nacional de Saúde com cada vez pior qualidade. Neste momento, 11:19 encontram-se na sala de espera seis pessoas (sete comigo).

Data 18/01/2011 Hora 11:20

=============

Agora, depois de ler o que escrevi, parece-me uma reclamação bastante branda, mas tinha ali uma criança impertinente ao lado, e foi o melhor que consegui. E enquanto escrevia, ele sem que eu tivesse reparado, estava entretido a tirar o líquido desinfectante e a colocá-lo na boca...

Não reclamo contra os profissionais de saúde que lá trabalham, se me disseram que não tinham capacidade, acredito que seja verdade, embora não possa deixar de sentir alguma estranheza porque vi lá, pelo menos, três médicos ao serviço. Reclamo contra um sistema mal organizado que não evoluí e serve mal as populações que a ele têm, infelizmente, que recorrer.

Neste momento continuo a fazer parte da lista de pessoas sem médico de família e, curiosamente, soube hoje que chegou recentemente ao Centro de Saúde um médico e que estão a passar-lhe os doentes de um dos médicos que se reformou, deram prioridade a estes porque eram mais do que os do outro médico, que creio muitos foram, distribuídos, logo na altura, por outros médicos. Digam-me lá que "raio" de critério é este? Afinal, se se reformaram dois médicos e ficaram imensas pessoas sem médico de família, não deveriam ter feito uma análise, uma triagem para ver quais seriam os doentes com mais necessidade de médico, de acordo com as suas doenças, com o n.º de vezes que se deslocaram ao Centro de Saúde, se são doentes crónicos ou não e avaliarem os que mais necessitariam de médico, para serem esses os primeiros a ter novo médico de família? Mas isto é algum critério: os do médico que tinha mais doentes? Para mim, é brincar com assuntos muito sérios. Mas enfim, é o país que temos!...

Cumprimentos,
Noélia

3 comentários:

  1. Oi Noélia

    Eu tb estava na mesma situação que tu e pedi para ser recebido pela Diretora do Centro de Saúde porque estava indignado com a situação dos doentes que estavam com o médico que se tinha reformado mais tarde já estarem a ser colocada no médico que tinha chegado. Sabes que me aconteceu? Nem sequer me deixaram falar com a dita senhora...abanaram-me com um comprovativo em como, nesse preciso momento, eu e o meu agregado já tínhamos Médico de Família.
    Ou seja...se não tivesse lá ido reclamar não tinha Médico...
    Faz o mesmo...planta-te na Secretaria (1º andar) e não saias de lá enquanto a Srª Diretora não te receber.

    Bjs e boa sorte

    ResponderEliminar
  2. Tenho que dizer que voltei ao Centro de Saúde nessa mesma tarde e fui muitíssimo bem atendida (1.º Balcão no Rés-do-chão, do lado direito). Foi já ao final da tarde, depois do meu marido chegar a casa para ficar com as minhas filhas. Ninguém à minha frente, tudo impecável. Até parece que estava numa Clínica Particular! Porque será que no primeiro andar (na Balsa), não adoptam a forma de trabalhar desta Unidade de Recurso, sem "triagens" que só atrapalham?!...

    ResponderEliminar
  3. Ah, é verdade... mais boas notícias: finalmente foi-me atribuído médico de família.

    ResponderEliminar