quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

AFINAL NÃO SOMOS POBRES...SOMOS ESTÚPIDOS (vale a pena ler)

AFINAL NÃO SOMOS POBRES...SOMOS ESTÚPIDOS (vale a pena ler) por Hugo Vasques Lopes a Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2011 às 1:57


Estava há dias a falar com um amigo meu nova-iorquino que conhece bem Portugal.
Dizia-lhe eu à boa maneira do "coitadinho" português: Sabes, nós os portugueses, somos pobres ...

Esta foi a sua resposta:

- Como podes tu dizer que sois pobres, quando sois capazes de pagar por um litro de gasolina, mais do triplo do que pago eu?

- Quando vos dais ao luxo de pagar tarifas de electricidade e de telemóvel 80 % mais caras do que nos custam a nós nos EUA?

- Como podes tu dizer que sois pobres quando pagais comissões bancárias por serviços e por cartas de crédito ao triplo que nós pagamos nos EUA?

- Ou quando podem pagar por um carro que a mim me custa 12.000 US Dólares (8.320 EUROS) e vocês pagam mais de 20.000 EUROS, pelo mesmo carro? Podem dar mais de 11.640 EUROS de presente ao vosso governo do que nós ao nosso.

- Nós é que somos pobres: por exemplo em New York o Governo Estatal, tendo em conta a precária situação financeira dos seus habitantes cobra somente 2 % de IVA, mais 4% que é o imposto Federal, isto é 6%, nada comparado com os 23% dos ricos que vivem em Portugal. E contentes com estes 23%, pagais ainda impostos municipais.

- Um Banco privado vai à falência e vocês que não têm nada com isso pagam, outro, uma espécie de casino, o vosso Banco Privado quebra, e vocês protegem-no com o dinheiro que enviam para o Estado.*

- * E vocês pagam ao vosso Governador do Banco de Portugal, um vencimento anual que é quase 3 vezes mais que o do Governador do Banco Federal dos EUA...

- Um país que é capaz de cobrar o Imposto sobre Ganhos por adiantado e Bens pessoais mediante retenções, necessariamente tem de nadar na abundância, porque considera que os negócios da Nação e de todos os seus habitantes sempre terão ganhos apesar dos assaltos, do saque fiscal, da corrupção dos seus governantes e dos seus autarcas. Um país capaz de pagar salários irreais aos seus funcionários de estado e da iniciativa privada.

- Os pobres somos nós, os que vivemos nos USA e que não pagamos impostos sobre o ordenados e ganhamos menos de 3.000 dólares ao mês por pessoa, isto é mais ou menos os vossos 2.080 €uros. Vocês podem pagar impostos do lixo, sobre o consumo da água, do gás e da electricidade. Aí pagam segurança privada nos Bancos, urbanizações, municipais, enquanto nós como somos pobres nos conformamos com a segurança pública.

- Vocês enviam os filhos para colégios privados, financiados pelo estado (nós) enquanto nós aqui nos EUA as escolas públicas emprestam os livros aos nossos filhos prevendo que não os podemos comprar.

Vocês não são pobres, gastam é muito mal o vosso dinheiro.

Vocês, portugueses, não são pobres, são é muito estúpidos..........

Texto retirado do Facebook, da página de Hugo Vasques Lopes, com a sua devida autorização e incentivo:
Hugo Vasques Lopes "Já agora partilhem e façam-no chegar ao maior número de pessoas...é uma triste realidade que vale a pena todos conhecermos."

Hugo, o meu enorme agradecimento pela partilha deste texto, de autor desconhecido!
Noélia Falcão





16 comentários:

  1. é uma pura verdade, pagamos tudo e mais alguma coisa

    ResponderEliminar
  2. estupidez é comparar a realidade do nosso país com a dessa super potência principalmente na parte dos produtos petrolíferos

    ResponderEliminar
  3. E pergunto-me eu quem é que paga o petróleo aos preços que se vêm e quem é que recebe o nosso dinheiro. Nós somos estúpidos, sim, por nos submetermos a isto, mas também não temos outra hipótese.
    E como se o nível de investimento externo fosse comparável nos dois países.

    ResponderEliminar
  4. estamos à respera de quê, para fazermos uma revolução!

    ResponderEliminar
  5. temos o que merecemos ... e viva o benfica ...

    mas nao se sintam tao mal que a estupidez e universal ... os USA nao tem seguranca social ... e os impostos popam ... os ricos ... o problema e que em portugal nao ha ricos, foram todos para os eua LOL de manaeira que os pobres tem de pagar impostos LOL e isso ou os velhinhos ficam sem couves pa soupa ...
    sim somos estupidos porque seguimos as teorias saidas dos estados unidos ... lembrensee quem controla a informacao controla o mundo e apesar da crise dos eua dos eu da australia do canada as coorporacoes amaricanas nunca tiveram tantos lucros ... e que o dinheiro fica pelos ricos para os ricos ... entertanto o povo amaricano nestes dias tabem e tratado como merda como os portugueses e os australianos e os ... o capital esta sem travoes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aí está um exemplo de estupidez fala-se em coisas sérias e tu falas me no Benfica!!!

      Eliminar
  6. conheço quem tenha viajado para lá, que teve, infelizmente, problemas do foro médico e que foi 'obrigado' a desembolsar USD $700 pelo transporte da ambulância. sejamos convenientes: está-se mal em todo o lado, com problemas diferentes de sítio para sítio mas... em Portugal está-se MUITO mal...

    ResponderEliminar
  7. Vamos abrir os olhinhos povinho :)

    ResponderEliminar
  8. Estupidez é pensar que os nova-yorkinos em média só ganham 3000 euros por mês e não têm despesas quando que enquanto cá temos um sistema nacional de saude lá as familias pagam por um seguro de saude a preços chorudos e enquanto que cá o estado dá apoios para a compra de casa lá vivem todos por aluguer porque comprar uma casa é algo impossivél, as escolas são pagas com os dinheiros dos pais mas os pais são livres de não pagar a escola "dos outros"

    É irónico vermos um post sobre ignorância com tanta á mistura, sai mas é do facebook e vai mas é trabalhar

    ResponderEliminar
  9. Retirei da página do Facebook do Hugo Lopes o seguinte comentário que considero importante divulgar aqui:

    Hugo Vasques Lopes: "Já agora gostava de ressalvar duas coisas:

    1º Não se pode agradar a Gregos e Troianos. Se existem pessoas que concordam com o que aqui foi dito à outras que não. Eu pessoalmente concordo que muita coisa EVITÁVEL está mal em Portugal e que nã...o sei (e penso que quem manda também não está minimamente preocupado com isso) onde iremos parar nem como nos iremos desenvencilhar.
    Quem manda não se preocupa porque o lugar no poleiro (ou noutro poleiro qualquer) está sempre garantido.

    2º Este texto não foi escrito por mim. Limitei-me a copia-lo de um e-mail que me foi enviado e que deveria de o partilhar com todos. Simplesmente não fiz referência ao seu autor por desconhecer a sua autoria.
    Nem tudo o que está escrito neste texto poderá corresponder à realidade, mas leva-nos a pensar que existem muitos tópicos que o serão e que nos deveriam levar a refletir sobre o Estado da (nossa) Nação e onde irá parar Portugal."

    ResponderEliminar
  10. Ao "simpático" e esclarecido Anónimo do comentário das 17:58, que teve a amabilidade de me deixar a seguinte mensagem:

    "É irónico vermos um post sobre ignorância com tanta á mistura, sai mas é do facebook e vai mas é trabalhar",

    quero dizer-lhe o seguinte:

    1.º Não estamos no facebook, estamos num blogue.
    2.º Quem é que se julga para me mandar saír de onde quer que seja?
    3.º Segunda-feira espero ir trabalhar, se não tiver nenhum imprevisto. Não preciso que ninguém me mande!...
    4.º Não me incomodo com comentários anónimos, mas incomodo-mo com comentários vindos de gente mal formada que usa o anonimato para ofender as pessoas, o que classifico de covardia.
    5.º Sei bem que nos EUA, em termos de saúde, a situação não é fácil e quem me disse foram portugueses emigrantes nos EUA que tive o prazer de conhecer em Nework, onde existe uma enorme comunidade portuguesa.
    6.º Pode informar-me porque são mais os portugueses a saír para os EUA, do que os que regressamn a Portugal?
    7.º Sabe que essa comunidade portuguesa em Nework tem uma Associação chamada "Beneficiência Algarvia", que organizam eventos para arranjarem fundos para comprar, por exemplo, ambulâncias ou para ajudar noutras causas cá no Algarve?!
    8.º Não sei se ouviu no outro dia nas notícias que o Director dos CTT ganha mais por ano do que o Presidente da França, que já não me lembro quem era ganha mais do que a Chanceler Alemã e que o Governador do Banco de Portugal ganha mais que o Presidente dos EUA, e não sei quantas vezes mais do que o Presidente da Reserva Federal Americana.

    Grande país o nosso! Se se sente orgulhoso, continue. Eu não, antes pelo contrário, começo a ter vergonha de ser Portuguesa porque AMO o meu País e não me conformo com a RN (Roubalheira Nacional) a que assistimos.

    Caro anónimo, se não gosta do meu blogue, vá comentar para outro lado, mas faça-me um favor: "poupe-me", tenho coisas mais importantes para fazer e a "porta da rua é a serventia da casa". Se vier por bem é bem vindo, se não for o caso, escusa de entrar. Pode discordar de mim à vontade, mas seja educado mostrando as vantagens dos seus pontos de vista sem ofender os que têm opinião diferente da sua.

    Cumprimentos,
    Noélia Falcão

    ResponderEliminar
  11. ola!da discussao vem a luz...

    ResponderEliminar
  12. eu sou da america e posso dizer que este país não é nada pobre. até podia ser muito rico. este país está extremamente mal dirigido à muito tempo. e estou farto de ouvir falar do o tremor de terra que foi em 1755, é hora de seguir em frente!

    ResponderEliminar
  13. Em primeiro lugar, tome-se atenção à "fonte" desse texto, como o autor referiu, "Este texto não foi escrito por mim. Limitei-me a copia-lo de um e-mail que me foi enviado e que deveria de o partilhar com todos. Simplesmente não fiz referênc...ia ao seu autor por desconhecer a sua autoria.". O facto de ser retirado de um dos famosos e-mails de spam, torna óbvio que as informações dadas não são correctas. E de facto não são!
    O facto de pagarmos mais pelos combustíveis, é porque os importamos, não somos como os EUA uma grande indústria petrolífera (quantos postos de extracção temos comparados com eles??)
    Quanto a bancos, também lá tiveram problemas, que ainda recentemente ouvimos falar. E despesas de água e luz reduzidas são devido ao facto de eles possuírem energia nuclear, coisa que nós nos recusamos, que é bastante mais barata,.
    Também lá são cobrados impostos, aliás, nos EUA, não têm saúde gratuita como nós cá temos! Apenas têm a opção de hospitais privados, cujos preços são altíssimos, a não ser que se tenha um seguro de saúde (que muitas vezes nao cobrem certas coisas)
    Quanto à percentagem de ricos, lá pode haver menos, não sei, pois não fui verificar dados concretos sobre isso, mas acontece que a classe média lá é maior do que cá, pois eles sabem gerir o dinheiro e nem ganham subsídios de férias e de natal como nós!
    Para eles, se surgir uma melhor opção de trabalho, estão dispostos a mudar de cidade ou até de estado! E digo isto por conhecimento que tenho, lá eles de facto esforçam-se por alcançar os objectivos!
    Mais uma coisa, se lá os livros são dados pelas escolas para utilizarem durante o ano, isso não é uma medida negativa, muito pelo contrario, reduz despesa em livros para as familias e evita o uso de papel!!!
    Por isso digo, o problema dos portugueses não é serem estúpidos, mas sim preguiçosos e incultos!
    Em qualquer outro país um ministro com tanta polémica e envolvidos em processos judiciais ja estava fora com um grande pontapé no traseiro há muito tempo! Mas aqui não!
    Não é por acaso que nos EUA eles odeiam o socialismo e o comunismo....

    Ah é verdade, lá eles pagam mais de telemovel que nós, eles pagam para efectuar e RECEBER mensagens e chamadas,enquanto nos temos tarifarios confortaveis como o tag e o extravaganza.
    Tudo o que aqui escrevi é baseado em pessoas e factos reais, refiro também que ps EUA nao sao aquilo que toda a gente pensa, mas penso que apenas se olha para esse país como um exemplo pelo facto de eles serem capazes de fazer algo que nos nao fazemos

    ResponderEliminar