domingo, 2 de agosto de 2009

A (grande) Decisão


No passado dia 21 de Julho comemorei várias coisas, entre elas o dia em que prestei provas no concurso que me levou ao meu actual trabalho. Foi, portanto, um dia feliz e que correu bem. O resultado do concurso foi para mim um honroso 1.º lugar.

As minhas colegas da altura (na Segurança Social em Faro), estavam, no dia em que foram publicados os resultados no Diário da República, numa grande comemoração após o período de almoço e quando entrei fizeram uma grande festa, Noélia: Parabéns, ficaste em primeiro lugar! A algazarra era tanta que quase não percebi, mas depois lá me deram a novidade mais calmamente. Elas estavam muito felizes e orgulhosas, afinal a colega delas tinha ficado em primeiro lugar, e eu nem queria acreditar!... Inicialmente pensei que estavam na brincadeira! Fiquei, naturalmente, muito feliz! Foi muito gratificante, e mais gratificante foi, porque há pouco tempo tinha havido um concurso na Segurança Social, no qual não consegui colocação.... foi como se costuma dizer: “fechou-se uma porta, mas abriu-se uma janela!”, mas isso é o que diz o ditado, porque na realidade o que senti foi é que se tinha fechado uma porta mas aberto um grande portão!

Na altura até lhes disse: Ah, claro, eu estava em grande vantagem relativamente aos outros candidatos, por isso é que consegui aquele resultado!... E, já devem estar para aí a pensar nas cunhas, não é verdade?


Eu estava, de facto, em vantagem, mas desenganem-se, não era nenhuma cunha!... Eu estava era com o dobro dos neurónios a funcionar em relação aos outros candidatos, e não tem nada a ver com mais ou menos inteligência! Isso mesmo acertaram: eu estava “gravidíssima” da minha filha mais velha, a uns escassos 22 dias dela nascer. Claro a minha massa cinzenta, mais a dela, o resultado só poderia ter sido aquele!...

Mas, brincadeiras à parte, no passado dia 21, e porque este número tem uma influência bastante positiva na minha vida, tomei uma decisão muito importante: resolvi dizer SIM a um desafio interessante que me bateu à porta, para o qual resolvi abri-la e convidá-lo a entrar (ao desafio, claro!).

Nesse mesmo dia 21 fez, também, 16 meses que fui mãe pela 3.ª vez, um grande dia esse: 21 de Março de 2008 (sexta-feira Santa), o dia que eu escolhi e que gostava e esperava que o meu filho nascesse! E nasceu, de parto normal, sem ser provocado às 38 semanas, no dia e hora que ele também escolheu! Esse dia lindo em que começa a Primavera!


E porque é que partilho todas estas coisas de cariz tão pessoal convosco? Para vos transmitir confiança e esperança de que vale a pena acreditarmos, desejarmos e lutarmos por aquilo que gostaríamos que acontecesse.

Neste momento o que gostava que acontecesse era que passássemos a viver numa sociedade mais justa, que promova a igualdade de oportunidades entre as pessoas, uma sociedade em que deixem de se usar “chavões”, em que se fazem lindas promessas durante as campanhas eleitorais e depois nada de nada e continua tudo na mesma, uma sociedade em que se valorizem as pessoas, a qualidade de vida e o bem estar das populações. Uma sociedade em que se volte a ter confiança na democracia, em que se promova a educação, a cultura, a exigência, os valores de: justiça, carácter, mérito, honestidade, honra, respeito pelo próximo, pelo ambiente, pela património arquitectónico, uma sociedade em que banem as cunhas, os favorecimentos pessoais, o compadrio, etc., uma sociedade em que se criem condições que permitam aos Portugueses ter os filhos que realmente gostariam de ter. De acordo com uma informação divulgada pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (que ouvi na rádio na 5.ª ou 6.ª feira), os Portugueses gostariam de ter em média 3 filhos, mas as condições só permitem que tenham 1,33. Da minha parte gostaria, na realidade de ter 4 ou 5 (como as minhas avós), mas isso é o número irreal, o número real foi três, e já foi, nos dias que correm, uma grande aventura. A nossa sociedade de facto não está preparada para apoiar o aumento da natalidade e as famílias vêem-se obrigadas a não ir além dos um, dois filhos. No outro dia comentava com os meus colegas, que quantos mais filhos tenho, mais vontade tenho de os ter. Não há dádiva maior do que dar à luz um ser que durante nove meses se desenvolveu dentro de nós. Tive a sorte de passar, três vezes, por essa experiência e acreditem que se tivesse condições passaria por mais uma ou duas!


E, que legado queremos nós deixar aos nossos filhos: o da irresponsabilidade, o da política do “quem vem a seguir que feche a porta?”, o do “desenrasçanso” tipicamente português, o do “salve-se quem puder” ?



EU NÃO! E VÓS?

Quero apresentar-vos um Homem, aliás O HOMEM que me devolveu a esperança e confiança num futuro e num país melhor: chama-se Eduardo Correia, fundou o MMS – Movimento Mérito e Sociedade, e é uma pessoa que comecei a admirar desde as primeiras palavras que lhe ouvi , no Rádio Clube Português, numa das minhas viagens trabalho/casa.

Nesse mesmo dia fui pesquisar na Internet sobre o MMS, subscrevi o Boletim Informativo e desde então que recebo informações das iniciativas que vão ocorrendo. Votei MMS nas últimas eleições e votarei MMS nas próximas, quero que este HOMEM seja o próximo Primeiro Ministro de Portugal. Porque só ele é que conseguiu, nos últimos anos, devolver-me a esperança e confiança num futuro melhor.

Acredito no Professor Dr. Eduardo Correia para ser o Homem do Leme deste país, para que deixemos, finalmente, de andar à deriva!

Convido-vos a lerem e a informarem-se sobre o Movimento e a ouvirem as entrevistas em:

http://www.mudarportugal.pt/

Ultimamente tem-se ouvido falar muito em “Tachos”, pois bem, quero convidar e desafiar todas as pessoas que apreciam esse nobre utensílio da nossa cozinha, porque nos permite confeccionar excelentes cozinhados, para que nos juntemos à volta do “tacho” onde, todos juntos iremos cozinhar um futuro melhor para a nossa terra e para o nosso país! Os ingredientes não poderiam deixar de ser os seguintes:


- Trabalho (muito);


- Paixão (bastante);


- Razão (toda);

- Orientação (imprescindível);


- Organização (bastante);


- Emoção (a suficiente);


- Empenho (mais que muito);


- Dedicação (toda e mais um esforço);


- Determinação (q.b.)


- Reflexão (muita);


- Confiança (máxima);


- Justiça (sempre);


- Liberdade (toda);


- Mérito (todo);


- Eficiência (máxima);


- Empreendedorismo (q.b);


- (...)


- Esperança (sempre).



Não podemos continuar a nos queixar e reclamar sem nada fazer, eu já comecei a fazer, já preenchi a minha ficha de militante que já enviei por e-mail e amanhã (2.ª feira) irei proceder ao envio dos documentos por CTT. Já manifestei ao MMS a minha disponibilidade e interesse para participar na Mudança e desafio, todos aqueles que se sintam com a mesma vontade, a fazer o mesmo que eu – PARTICIPEM (como militantes, como simpatizantes, como entenderem mas participem!)!

Na lista de ingredientes acima, fica o espaço em aberto, antes da esperança, para mais ingredientes que queiram sugerir para serem acrescentados.

Termino com uma frase que não é da minha autoria mas que já adoptei:

“SE NADA FIZERMOS NADA ACONTECE.”

Noélia Falcão



Nota muito importante: O prazo é já muito escasso (17 de Agosto de 2009), mas ainda estamos a tempo e “mais vale tarde do que nunca!”

Decida-se antes que seja tarde, Tavira espera por NÓS! Portugal, também!



2 comentários:

  1. Quero revelar-vos, com grande orgulho e emoção que já conto, oficialmente, nas listas de militantes do MMS (recebi hoje por e-mail essa confirmação). Terei muito orgulho em dizer aos meus filhos que fui das primeiras, senão a primeira Tavirense (ainda não tenho esse dado) a aderir a um novo projecto para Mudar Portugal.

    Nunca estive ligada à política nem a nenhum partido, mas neste momento não consigo ficar parada no meu cantinho sem nada fazer, não é possível deixar de fazer parte de um projecto tão interessante, que pretende acabar com os "Velhos do Restelo" e com os "Adamastores do sec. XXI", a hora é de mudança. Mudem-se!, Mudem-se e mudem de atitude, pois só assim poderemos avançar realmente e deixar de ser aquele país à beira mar plantado, olhando para trás, para aquilo que fomos! Mas precisamente por aquilo que fomos é que deveremos continuar a honrar esse legado e a continuar pelo caminho que nos levará, novamente,para a linha da frente. Nenhum partido político me transmitiu a confiança, garra, vontade de mudar, como o MMS.

    Por isso disse SIM!

    E o leitor, já se decidiu? Não demore muito tempo, o prazo é escasso.

    Não podemos permitir que o MMS não apresente uma lista para a Câmara e outra para a Assembleia Municipal, isso só acontecerá se nós o permitirmos. Da minha parte já avancei! Sou do género de pessoa que prefere arrepender-se daquilo que faz do que daquilo que não fez! Neste caso não creio que venha a arrepender-me do que quer que seja!

    Cumprimentos,

    Noélia Falcão



    Senti nos comentários que li nos vários blogues, que muitos não se identificam nem com um, nem com o outro candidato, pois bem aí está a oportunidade, e oportunidades destas não nos batem à porta duas vezes.

    Eu sou, até ao momento a única pessoa que deu a cara e disse votei e votarei no MMS, gostaria de facto de fazer parte de uma das listas, para poder trabalhar em prole da minha terra, não me interessa se irá ser no primeiro lugar, se no último da lista, o que me interessa é participar e dar o meu melhor. Tavira merece! Tavira merece ser preservada, como muitas cidades por este nosso país fora, Tavira é uma cidade única com um património arquitéctónico valiosíssimo e não poderá continuar a ser "esventrada" com betão, betão e mais betão, chega de urbanizações, já temos que chegue!

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Noelita
    A.Antunes

    ResponderEliminar